Gts

 Título do GT: Tecnologia e Inovação em Saúde

Objetivo do GT: Essa área do conhecimento preza por trabalhos que estejam relacionados a ferramentas e tecnologias inovadoras no âmbito da promoção e prevenção em saúde. Com isso, essa seção receberá trabalhos relacionados aos seguintes temas: máquinas e equipamentos hospitalares, tecnologias na promoção e prevenção da saúde, benefícios tecnológicos da pandemia.
 

Título do GT: Saúde e Meio Ambiente
Objetivo do GT:Essa área do conhecimento preza por trabalhos que estejam relacionados a estrutura e dinâmica do meio ambiente e suas relações com o processo saúde, bem como dos principais fatores capazes de alterar o seu equilíbrio e efeitos decorrentes de modificações. Com isso, essa seção receberá trabalhos relacionados aos seguintes temas: doenças emergentes e endêmicas, epidemiologia, ecologia das doenças, toxicologia ambiental, saúde ambiental, saúde ocupacional, políticas de saúde, recursos hídricos, saneamento, mudanças climáticas, clima, meteorologia, poluição do ar, descarte de resíduos e inundações.
 

TÍTULO DO GT: DIREITO E SAÚDE 
Objetivo do GT: Esse GT busca por pesquisas que apresentem abordagens inter e transdisciplinares sobre temas transversais relacionados ao direito e à saúde, com enfoque na análise jurídica das políticas públicas de acesso à saúde, em especial em tempos de pandemia. Desse modo, a presente seção receberá trabalhos relacionados aos seguintes temas: direito humano à saúde; ativismo judicial e direito à saúde; regime jurídico do Sistema Único de Saúde; ANS e regulação do sistema suplementar de saúde; saúde como bem comum global; aspectos legais da bioética; direitos e vulnerabilidades do paciente vítima de COVID-19; responsabilidade ética e legal dos profissionais da saúde; direito médico; limites éticos e jurídicos da intervenção em seres humanos; pandemia e direito de propriedade intelectual sobre vacinas; responsabilidade e reparação dos danos causados à saúde do trabalhador e ao meio ambiente do trabalho; teletrabalho e saúde. 
 

TÍTULO DO GT: Práticas de Leitura e Formação de Leitores em Tempos de Pandemia.
Obejtivo DO GT: Levando em consideração a circunstância atual em que se faz necessário o distanciamento e o isolamento social, a leitura é uma poderosa aliada para a nossa saúde mental. O tema abordará a leitura enquanto prática cultural, a escrita e os impactos pelos quais vem passando em um mundo cada vez mais tecnológico, bem como as problematizações que envolvem a formação de um leitor crítico, plural, capaz de interpretar as diferentes linguagens e sentidos que circulam na sociedade contemporânea.
 

 
TÍTULO DO GT: ATUAÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR EM TEMPOS DE PANDEMIA 
OBJETIVO DO GT: A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. O primeiro caso dessa doença foi relatado em Wuhan, na China. Rapidamente o vírus se espalhou ocasionando uma pandemia mundial. A conduta terapêutica para essa infecção requer um olhar ampliado, que considere as consequências fisiológicas e sociais da doença, sendo, portanto, necessário o apoio de uma equipe composta por diversos profissionais da saúde que atuem de forma articulada e colaborativa. Considerando os benefícios da equipe multiprofissional no cuidado à saúde torna-se essencial discutir sobre a atuação desse formato de equipe no atual contexto da saúde.
 

 
TÍTULO DO GT: POLÍTICAS DE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
OBJETIVO DO GT: A pandemia da Covid-19 revelou virtudes e deficiências no enfrentamento de um dos mais fortes eventos extremos do século XXI. Alguns dos principais indicadores da qualidade de resposta ao evento extremo de uma pandemia são: o cuidado com os contatos; o uso do conhecimento científico para conduzir as ações; o desenho de políticas públicas para controlar a expansão da doença; e o provimento dos serviços que permitam cuidar de doentes e evitar mortes. Neste sentido o objetivo é discutir o mecanismo básico de geração de políticas públicas na sociedade, salientando o papel da ciência e das aspirações da população em encontro com a política e a gestão urbana.
 

TÍTULO DO GT: ATUALIZAÇÕES EM UTI EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
OBJETIVO DO GT: Após surgir em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, um novo Coronavírus humano, chamado síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2), e também denominado de doença de coronavírus (COVID-19) pela Organização Mundial da Saúde, é considerado pandêmico, matando e contaminando milhões de pessoas em todo o mundo. A Unidade de terapia intensiva (UTI) se destina ao atendimento de pacientes que necessitam de monitoração contínua por 24 horas. Em virtude da gravidade da pandemia pela COVID-19, ocorreu uma maior necessidade de leitos de UTI, além da implementação, aumento e atualização das diversas áreas da saúde atuantes nos ambientes da UTI. Este GT se destina a discutir essa temática, com o intuito de promover trocas em relação às atualidades em UTI.
 

TÍTULO DO GT: ATUAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E SEGURANÇA DO PACIENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
OBJETIVO DO GT: Em virtude da gravidade da pandemia pela COVID-19, ocorreu uma maior necessidade de leitos de UTI, o que provocou novas crises no sistema hospitalar e consequentemente alteração do número de eventos adversos (EA). Ter a cultura de segurança do paciente bem difundida é de extrema relevância para qualquer instituição hospitalar, pois caso contrário pode-se elevar o número de EA nos hospitais. Assim, a troca de experiências na maneira da condução da administração hospitalar, pode influenciar não só a quantidade de eventos adversos, como também a melhor maneira de solucioná-los.
 

Título do GT: Saúde Única e a Covid-19
Objetivo do GT: O conceito de “One Health” ou em sua forma traduzida “Saúde Única”, reconhece, afirma e defende uma interconexão fundamental que existe entre todas as formas de vida, ou seja, entre seres humanos, animais e o meio ambiente que os rodeia. Assim, considerando que todas as formas de saúde sejam indissociáveis, essa tríade daria origem à Saúde Única, sendo que a homeostase entre as ações existentes entre cada uma são essenciais para garantir o futuro saudável e sustentável do equilíbrio e vida no planeta. Deve-se levar em consideração ainda, que a doença do novo coronavírus (Covid-19), causada pelo vírus SARS-CoV-2 apresenta origem zoonótica, ou seja, uma patologia que pode ser vinculada aos seres humanos por animais. Neste GT seria interessante reportar por quantas zoonoses passamos ao longo da nossa história e o que aprendemos com as principais delas.